Professores Colaborantes: Anabela Martins, Ana Lúcia Chaparro, Carlos Modesto, Dora Mendes, Isabel Raposo, Lúcia Silva, Luís Sá Fernandes, Patrícia Arouca e Sandra Pires. Nome da escola/ Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (Escola Básica com valência de 1º ciclo João Gonçalves Zarco). Anos de ensino: 5º, 7º e 8º anos. Tipo de atividade: Criação de uma horta biológica na escola. Plano de Interdisciplinaridade
Atividades
Matemática
Ciências da Natureza /Naturais
Língua Portuguesa
Francês
Geografia
Articulação de ciclos
Cálculo de áreas e perímetros
X
X
Figuras geométricas e suas propriedades
X
X
Cálculo com números racionais
X
X
Resolução de problemas
X
X
X
X
X
Resolução de problemas com escalas e construção de uma planta da horta pedagógica
X
X
Morfologia e fisiologia das plantas
X
X
Alimentação saudável
X
X
X
X
X
Fatores naturais e humanos que influenciam a agricultura
X
X
Técnicas agrícolas, regimes de propriedade, morfologia agrária e sistemas de cultura
X
A agricultura biológica: vantagens e desvantagens
X
X
X
X
A agricultura biológica em Portugal
X
X
Compostagem
X
X
X
Frutas e vegetais
X
X
X
X
X
Estações e meses do ano
X
X
X
X
X
Expressões idiomáticas da metereologia
X
X
X
X
X
Registo diário da evolução dos trabalhos realizados no projeto
X
X
Visitas de estudo
X
X
X
X
X
X
Nota: o conjunto dos trabalhos constitui uma unidade para o qual contribuem as diversas disciplinas e que o aluno apreende conceitos e aplica-os de forma integrada, sem ser em compartimentos fechados e sem ligação como acontece com o funcionamento habitual das disciplinas.
Duração: Ao longo do ano letivo. Número de participantes/turmas: Cerca de 200 alunos. Descrição do projeto: Construção e manutenção de uma horta biológica por parte dos alunos com a ajuda dos professores, onde seja possível a aplicação de conteúdos das várias disciplinas. O projeto será elaborado em vários passos, culminando na utilização dos produtos para o refeitório da escola e na venda de produtos hortícolas à comunidade escolar, com vista à obtenção de fundos para uma visita de estudo. Plano/esboço do projeto:1ª etapa: Pesquisa e investigação;2ª etapa: Preparação do terreno para a horta;3ª etapa: Compostagem;4ª etapa: Planificação dos produtos a cultivar e respetivos espaços;5ª etapa: Plantação;6ª etapa: Planificação das tarefas inerentes à manutenção da horta;7ª etapa: Manutenção. Objetivos gerais: Desenvolver junto dos alunos a consciência da importância do cultivo de plantas, do uso adequado dos solos e o respeito pelo ambiente. Pretende-se envolver os pais e avós dos alunos nesta atividade, incentivando-os a dialogar com os seus filhos e netos no sentido de lhes sugerirem o que plantar na horta e fornecendo algumas plantas ou sementes. Assim, estaremos a promover as relações intergeracionais, valorizando a troca de experiências durante a prática agrícola. Aplicação da Matemática na realidade. Objetivos específicos: Melhorar a qualidade nutritiva, aromática do menú escolar; reconhecer a importância económica das pequenas hortas; reconhecer as relações desenvolvimento das plantas/composição do solo; perceber as vantagens das hortas biológicas; identificar-se como parte integrante numa atuação criativa, responsável e respeitosa do meio ambiente. Disciplina de Ciências da Natureza/ Ciências Naturais:- Conhecer a morfologia das plantas com flor;- Relacionar as plantas e o meio;- Reconhecer a importânicia das plantas na alimentação racional;- Reconhecer o solo como veículo sustentável dos seres vivos; Disicplina de Matemática:- Calcular áreas e perímetros;- Conhecer figuras geométricas e suas propriedades;- Trabalhar com frações;- Executar cálculos;- Resolver problemas. Disciplina de Geografia:- Conhecer os fatores naturais e humanos que influenciam a atividade agrícola;- Conhecer os produtos agrícolas típicos do clima Temperado Mediterrânico;- Distinguir agricultura tradicional de agricultura moderna;- Identificar algumas técnicas agricolas;- Conhecer os sistemas de cultura, regimes de propriedade agrícola, morfologia agrária e sistemas de rega;- Compreender o que é a agricultura biológica;- Compreender a necessidade de recorrer à agricultura biológica;- Reconhecer as desvantagens da agricultura biológica. Disciplina de Francês: - Apreender o vocabulário relativo a vegetais e frutas; - Identificar alguns utensílios/ferramentas agrícolas; - Conhecer as estações e os meses do ano; - Adquirir expressões idiomáticas relativas à meteorologia.
Disciplina de Língua Portuguesa: - produzir textos escritos e orais com recurso a novas tecnologias;- usar percursos pedagógicos que proporcionem o prazer da escrita;- aprofundar a prática da escrita jornalística;- efetuar registos audiovisuais de entrevistas;- promover a divulgação dos escritos como meio de os enriquecer e de encontrar sentidos para a sua produção;- alargar as competências escrita e oral. Atividades:a) Criação de uma horta pedagógica (pesquisa, delimitação do espaço, preparação do terreno);b) Seleção de plantas a cultivar;c) Plantação;d) Manutenção da horta ao longo do ano letivo;e) Realização de atividades nas várias disciplinas (exercícios vários);f ) Visitas de estudo. Recursos:a) físicos: terreno, enxadas, estacas, fita métrica, transferidor, rede, mangueira, terra, água, sementes e plantas.b) interativos web2.0: Audiopal, Voki, Eyejot, Google Earth, Google Maps, Educaplay, Youtube, Hot Potatoes, Delicious, Voxopop, Skype.
Professores Colaborantes: Anabela Martins, Ana Lúcia Chaparro, Carlos Modesto, Dora Mendes, Isabel Raposo, Lúcia Silva, Luís Sá Fernandes, Patrícia Arouca e Sandra Pires.
Nome da escola/ Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (Escola Básica com valência de 1º ciclo João Gonçalves Zarco).
Anos de ensino: 5º, 7º e 8º anos.
Tipo de atividade: Criação de uma horta biológica na escola.
Plano de Interdisciplinaridade
Duração: Ao longo do ano letivo.
Número de participantes/turmas: Cerca de 200 alunos.
Descrição do projeto: Construção e manutenção de uma horta biológica por parte dos alunos com a ajuda dos professores, onde seja possível a aplicação de conteúdos das várias disciplinas. O projeto será elaborado em vários passos, culminando na utilização dos produtos para o refeitório da escola e na venda de produtos hortícolas à comunidade escolar, com vista à obtenção de fundos para uma visita de estudo.
Plano/esboço do projeto:1ª etapa: Pesquisa e investigação;2ª etapa: Preparação do terreno para a horta;3ª etapa: Compostagem;4ª etapa: Planificação dos produtos a cultivar e respetivos espaços;5ª etapa: Plantação;6ª etapa: Planificação das tarefas inerentes à manutenção da horta;7ª etapa: Manutenção.
Objetivos gerais: Desenvolver junto dos alunos a consciência da importância do cultivo de plantas, do uso adequado dos solos e o respeito pelo ambiente. Pretende-se envolver os pais e avós dos alunos nesta atividade, incentivando-os a dialogar com os seus filhos e netos no sentido de lhes sugerirem o que plantar na horta e fornecendo algumas plantas ou sementes. Assim, estaremos a promover as relações intergeracionais, valorizando a troca de experiências durante a prática agrícola. Aplicação da Matemática na realidade.
Objetivos específicos: Melhorar a qualidade nutritiva, aromática do menú escolar; reconhecer a importância económica das pequenas hortas; reconhecer as relações desenvolvimento das plantas/composição do solo; perceber as vantagens das hortas biológicas; identificar-se como parte integrante numa atuação criativa, responsável e respeitosa do meio ambiente.
Disciplina de Ciências da Natureza/ Ciências Naturais:- Conhecer a morfologia das plantas com flor;- Relacionar as plantas e o meio;- Reconhecer a importânicia das plantas na alimentação racional;- Reconhecer o solo como veículo sustentável dos seres vivos;
Disicplina de Matemática:- Calcular áreas e perímetros;- Conhecer figuras geométricas e suas propriedades;- Trabalhar com frações;- Executar cálculos;- Resolver problemas.
Disciplina de Geografia:- Conhecer os fatores naturais e humanos que influenciam a atividade agrícola;- Conhecer os produtos agrícolas típicos do clima Temperado Mediterrânico;- Distinguir agricultura tradicional de agricultura moderna;- Identificar algumas técnicas agricolas;- Conhecer os sistemas de cultura, regimes de propriedade agrícola, morfologia agrária e sistemas de rega;- Compreender o que é a agricultura biológica;- Compreender a necessidade de recorrer à agricultura biológica;- Reconhecer as desvantagens da agricultura biológica.
Disciplina de Francês:
- Apreender o vocabulário relativo a vegetais e frutas;
- Identificar alguns utensílios/ferramentas agrícolas;
- Conhecer as estações e os meses do ano;
- Adquirir expressões idiomáticas relativas à meteorologia.
Disciplina de Língua Portuguesa:
- produzir textos escritos e orais com recurso a novas tecnologias;- usar percursos pedagógicos que proporcionem o prazer da escrita;- aprofundar a prática da escrita jornalística;- efetuar registos audiovisuais de entrevistas;- promover a divulgação dos escritos como meio de os enriquecer e de encontrar sentidos para a sua produção;- alargar as competências escrita e oral.
Atividades:a) Criação de uma horta pedagógica (pesquisa, delimitação do espaço, preparação do terreno);b) Seleção de plantas a cultivar;c) Plantação;d) Manutenção da horta ao longo do ano letivo;e) Realização de atividades nas várias disciplinas (exercícios vários);f ) Visitas de estudo.
Recursos:a) físicos: terreno, enxadas, estacas, fita métrica, transferidor, rede, mangueira, terra, água, sementes e plantas.b) interativos web2.0: Audiopal, Voki, Eyejot, Google Earth, Google Maps, Educaplay, Youtube, Hot Potatoes, Delicious, Voxopop, Skype.